Principais sintomas de defeito no motor

Principais sintomas de defeito no motor

Luz de óleo acesa

Este é um dos indicadores mais sérios. Quando a luz de óleo acender no painel, o motorista deve parar o veículo imediatamente! Rodar com o carro com baixo nível de óleo ou sem óleo no sistema pode danificar seriamente o motor e até mesmo fundi-lo.

Quando a luz estiver acesa, ao estacionar o veículo, espere de 5 a 10 minutos e retire a vareta de óleo do motor. Se o nível realmente estiver abaixo do mínimo indicado, não continue rodando com o carro, acione um guincho e leve-o para uma oficina de confiança.

Entre os motivos que fazem com que a luz de óleo acenda no painel do carro estão a falta da troca de óleo ou vazamento. Geralmente, esta é uma falha simples de arrumar, mas que deve ser levado a sério para que não provoque problemas maiores.

Luz de injeção acesa

Quando a luz acende, alguns dos indícios mais comuns são: a perda de potência, o não desenvolvimento do carro ou até mesmo a falta de partida do motor. Estes tipos de situações exigem especialistas para solucioná-los.

O ideal é que você procure um mecânico o mais rápido possível quando a luz de injeção acender no painel, pois, o veículo pode deixá-lo na mão a qualquer instante.

Motor não desenvolve

Caso o motor perca potência e a luz não tenha acendido, leve o veículo à oficina quando for possível e peça uma limpeza dos bicos injetores. No entanto, se o problema continuar, você provavelmente pode ter sido vítima de um problema comum: a utilização de combustível de má qualidade. O motorista pode optar também por um monitoramento mais profundo.

Excesso de fumaça no escapamento

Na maioria das vezes, este é um sinal de desgaste do motor, vazamento ou alto consumo de óleo. Em alguns casos, pode ser seguido de perda de potência e, principalmente, ao aparecimento de ruídos. Nestas situações, é necessário procurar uma oficina de confiança para estudar melhor o caso. Por ser mais comum em veículos muito rodados, a forma mais comum de resolver estes tipos de problemas é fazer uma retífica do motor. O procedimento é um pouco caro, mas permite que ele retorne praticamente às condições de fábrica.

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