Bateria descarregada: Motivos que acabam com a energia do seu carro
originalcarscom fevereiro 12, 2019 0 Comentários

Deixar luzes internas e externas acessas com o carro desligado, fazer adaptações, deixar de andar no veículo por muito tempo e problemas no alternador podem “arriar” a bateria.
A bateria é um item essencial nos carros. Você já deve saber sobre os riscos de fazer com que o motor “pegue no tranco”. Mas você sabe quais são os comportamentos que descarregam sua bateria?
Listamos alguns motivos que, com alguma frequência, arriam o componente e explicamos o porquê:
-
Faróis ligados;
-
Alarme desconfigurado;
-
Chave “virada” na ignição;
-
Luzes internas ou do porta-luvas acessas;
-
Som tocando ou frente do rádio acesa sem o motor funcionando.
Todos esses equipamentos causam o mesmo problema. A bateria é acionada sem que o motor esteja rodando. Dessa forma, ela não é retroalimentada pelo alternador e vai perdendo a carga aos poucos. Como os componentes elétricos consomem a energia armazenada, a bateria “arria” e não consegue fornecer energia suficiente para dar a partida no motor.
Fuga de carga
“A fuga de carga acontece quando o consumo de energia do carro é maior do que o programado”. Cabos estragados, por exemplo, podem demandar mais do componente. O mesmo acontece no caso de curto-circuito ou adaptações realizadas em sons, de modo que a potência exija uma capacidade maior do que a estrutura oferecida pelo automóvel também podem “arriar” a bateria.
Problema no alternador
O alternador gera energia para a bateria e faz com que ela “recarregue”. Se estiver gerando energia insuficiente, a bateria vai ficar menos carregada e, em alguns casos, “arriar”. O problema pode ocorrer também se o regulador de tensão (relé) estiver com algum defeito.
Deixar o carro sem funcionar por longos períodos
Enquanto o veículo está desligado, a bateria continua fornecendo carga para os sistemas do automóvel. Os equipamentos elétricos, como alarme, rádio, relógio digital e painel demandam uma pequena alimentação que, em longo prazo, vão descarregar a bateria. Lembrando, que não é recomendado desconectar a bateria ao deixar o carro desligado por muito tempo. Porque os automóveis de hoje têm muitos componentes eletrônicos que podem se desconfigurar sem receber energia. Desativar o componente pode atrapalhar a memória da central eletrônica, por exemplo.
0 Comentários